terça-feira, 14 de setembro de 2010

Diafragma

  Antes de falar do diafragma, de câmeras ou do que mais for, quero falar do olho humano. Afinal, quer máquina mais perfeita do que o nosso corpo? Só ele tem um sistema de iluminação perfeitamente programado para permitir ou barrar a entrada de luz de acordo com o ambiente. É a nossa pupila, que se dilata na escuridão e se contrai na presença em ambientes iluminados. É ela que é responsável por esse controle.


Numa câmera existe um sistema parecido. Ele é chamado de diafragma.

O que é diafragma?
   É, segundo o site Sampa Online, "(...)uma peça que fica entre a lente e o filme que regula a quantidade de luz que entrará na câmera." É a pupila da sua câmera.
  A abertura do diafragma de uma câmera pode ser controlada pelo fotógrafo. Se a sua câmera possui controle manual (se é SLR ou semiprofissional, principalmente), você tem a possibilidade de escolher qual abertura de diafragma irá utilizar para a sua foto. As aberturas são medidas por valores, que segundo o site Dicas de Fotografia tem o dobro da área do próximo valor.










Ou seja
A abertura f/2 é maior, e portanto permite a entrada de mais luz, que a f/2.8. Nesse caso, você vai escolher uma abertura maior (com uma medida menor) para lugares mais escuros e mais fechada em lugares mais claros. 

No caso de câmeras compactas, que não possuem controle manual, a abertura do diafragma não pode ser escolhida por quem irá bater a foto. Mas o modo em que ele é controlado varia de câmera para câmera. Algumas câmeras têm opções para que se dê preferência a uma ou outra configuração. Mas isso deve ser visto no manual de cada uma.


Em que mais influi a abertura do diafragma?
O diafragma influi em algo chamado profundidade de campo. Observe as duas fotos a seguir, retiradas do site SampaOnline


Na primeira foto, o fundo está desfocado, o que não acontece na segunda. O desfoque no fundo é causado por aberturas maiores, ou seja, com menores valores de f.

Abertura e Zoom
Se você já colocou o olho em uma das pontas de um tubo comprido, sabe, por experiência, que a quantidade de luz que chega é bem menor do que a que chegaria num tubo mais curto. E é por isso que, quanto maior o zoom, menor o "f". Portanto, mesmo que a sua câmera não tenha controle manual, você pode ter um certo controle da quantidade de luz que entra, apenas com uma atenção extra no zoom.


Resumindo
  • A abertura é medida por valores de f ( f/3.5, f/5.6, f/8.0...)
  • A abertura controla a quantidade de luz que entra
  • O diafragma influencia na profundidade de campo
  • E o zoom influencia no valor de f
E segundo o Dicas de Fotografia, o Diafragma se parece com isso:
abertura-1abertura-3
E assim termino mais um post, esperando que seja útil a alguém e pedindo novamente críticas e sugestões. Qualquer dúvida é só falar comigo também.

3 comentários: